Língua Portuguesa - II OPMEEC - SPAECE | |||
Tópico | Nº descritor | Descritor | Detalhamento |
1. Quanto à informação do texto verbal e/ ou não verbal | D1 | Localizar informação explícita. | Informações apresentadas textualmente ou sob forma de paráfrase |
D2 | Inferir informação em texto verbal. | Depreender a informação a partir de informações dadas. | |
D3 | Inferir o sentido de palavra ou expressão. | Depreender o sentido de palavras ou expressões a partir do contexto. | |
D4 | Interpretar textos não-verbais e textos que articulam elementos verbais e não verbais | Textos como: placas, fotos, quadros, gravuras, mapas, tirinhas, tabelas etc. | |
D5 | Identificar o tema ou assunto de um texto. | Identificar o núcleo temático que confere unidade semântica ao texto. | |
D6 | Distinguir fato de opinião relativa ao fato. | Reconhecer o modo de apresentar um fato / informação | |
D7 | Diferenciar a informação principal das secundárias em um texto. | Reconhecer a informação principal | |
D8 | Formular hipóteses sobre o conteúdo do texto. | Avaliar a capacidade da criança em apoiar-se em elementos textuais, como: manchete, título, formatação do texto para formular hipóteses sobre o Conteúdo do texto. | |
Tópico | Nº descritor | Descritor | Detalhamento |
2. Quanto aos gêneros associados às sequências discursivas básicas | D9 | Reconhecer o gênero discursivo. | Observar o grau de complexidade da tarefa, de acordo com o gênero ou sequência discursiva mais utilizada em cada ano de escolaridade. |
D10 | Identificar o propósito comunicativo em diferentes gêneros. | ||
D11 | Reconhecer os elementos que compõem uma narrativa. | ||
Tópico | Nº descritor | Descritor | Detalhamento |
3. Quanto às relações entre textos | D12 | Identificar semelhanças e/ou diferenças de idéias e opiniões na comparação entre textos. | Pressupõe um trabalho com relações intertextuais. Devem-se considerar os gêneros mais comumente trabalhados em cada um dos anos de escolaridade. |
D13 | Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos de um mesmo tema. | Avaliar a habilidade de comparação entre dois textos com a mesma temática e de percepção das características comuns aos dois como, por exemplo, a estrutura, a linguagem, a formatação, entre outras. Devem-se considerar os gêneros mais comumente trabalhados em cada um dos anos de escolaridade. | |
Tópico | Nº descritor | Descritor | Detalhamento |
4. Quanto às relações de coesão e coerência. | D14 | Reconhecer as relações entre partes de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para sua continuidade. | Coesão gramatical e lexical. |
D15 | Identificar a tese de um texto. | Identificar a idéia defendida no texto. | |
D16 | Estabelecer relação entre tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. | Reconhecer qual(is) o(s) argumento(s) que sustenta(m) a ideia defendida no texto. | |
D17 | Reconhecer o sentido das relações lógico-discursivas marcadas por conjunções, advérbios, etc. | Relações semânticas expressas por conectivos. |
Matemática - II OPMEEC - SPAECE | |
I – INTERAGINDO COM OS NÚMEROS | |
D16 | Estabelecer relações entre representações fracionárias e decimais dos números racionais. |
D17 | Resolver situação-problema utilizando porcentagem. |
D19 | Resolver problema envolvendo juros simples. |
D23 | Resolver situação-problema com números reais envolvendo suas operações. |
D28 | Reconhecer a representação algébrica ou gráfica da função polinomial de 1º grau. |
D29 | Resolver situação-problema envolvendo função polinomial do 1° grau. |
D30 | Reconhecer a representação algébrica ou gráfica da função polinomial de 2º grau. |
D31 | Resolver situação-problema envolvendo função quadrática. |
D33 | Reconhecer a representação algébrica ou gráfica da função exponencial. |
D34 | Resolver situação-problema envolvendo função exponencial. |
D39 | Resolver situação-problema envolvendo propriedades de uma progressão aritmética ou geométrica (termo geral ou soma). |
II – CONVIVENDO COM A GEOMETRIA | |
D49 | Resolver problemas envolvendo semelhança de figuras planas. |
D53 | Resolver situação-problema envolvendo as razões trigonométricas no triângulo retângulo (seno, cosseno, tangente). |
D57 | Identificar a localização de pontos no plano cartesiano. |
III – VIVENCIANDO AS MEDIDAS | |
D65 | Calcular o perímetro de figuras planas, numa situação-problema. |
D67 | Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas. |
IV - TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO | |
D75 | Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas ou gráficos. |
D76 | Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas aos gráficos que as representam e vice-versa. |
No caso de empate, no número de acertos, classificar-se-á o aluno que obtiver:
A maior média em Português e Matemáticas no segundo bimestre.
Persistindo o empate, o próximo critério será o somatório das médias do 1º e 2º bimestres, de Português e
Matemática, o aluno que obtiver a maior média se classificará. Ainda persistindo o empate, classifica-se-á o aluno que obtiver maior média no somatório de todas as disciplinas no 1º e no 2º bimestre. No último caso, persistindo o empate classifica-se-á o aluno mais com mais idade.
Qualquer dúvida, procure o núcleo gestor
2 comentários:
horário galera to aki boiando, turno noite que hora sera a prova.
obs:nao deixem para responder no nes q vem,pois a prova e amanhã 12/11.
atenciosamente dóteres
A prova do turno da noite será realizada na quarta-feira dia 16 de novembro no horário normal de aula.
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